O prós e contras do Inbound Marketing que você não pode ignorar ao começar a sua estratégia em Goiânia.

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Rate this post

No meu último post eu falei sobre a estratégia de marketing digital que seria o guia de todo nosso trabalho aqui no Jornada Marketing Digital: o Inbound Marketing.

Como combinado, agora vamos começar a destrinchar toda essa estratégia e seus compostos. Comecei listando todas as vantagens e as desvantagens de aplicar uma estratégia de Inbound Marketing em qualquer tipo de empresa, inclusive para o seu negócio local em Goiânia, no estado de Goiás.

Você pode conferir o conteúdo no vídeo, ou continuar lendo esse post:

https://youtu.be/QbbzQ2c4La8

 

Para continuarmos, é muito importante que você tenha entendido como funciona uma estratégia de Inbound Marketing. Partindo disso, vamos lá:

INBOUND MARKETING: VANTAGENS E DESVANTAGENS

Toda estratégia possui pontos fortes e fracos, vamos explorar algumas delas e no final mostrar como extrair o melhor dessa estratégia de marketing digital.

VANTAGENS

  1. O Inbound Marketing está em todos os pontos do Marketing Digital

Exatamente isso que você leu. O Inbound Marketing não é uma “nova estratégia”. Trata-se de um agrupamento ordenado e planejado de outras boas práticas de Marketing Digital, com foco em obter resultados melhores (e mais baratos).

Durante a primeira fase da metodologia de Inbound Marketing, na Atração do usuários, utilizamos técnicas de SEO, Mídia Paga e produção de Conteúdo para Web, que são táticas já conhecidas.

Na fase de Conversão de usuários em potenciais clientes (Leads), temos a criação de Landing Pages, divulgação das mesmas através das mídias pagas e criação de ofertas de conteúdo.

Quando passamos para a fase de Relacionamento, temos estratégias em Redes Sociais, E-mail Marketing e criação de fluxos de automação de marketing.

No final, quando vamos fechar as Vendas, precisamos de ferramentas de qualificação de Leads (Lead Scoring) para vendermos para os potenciais clientes.

Até no final da estrategia, ao Analisar os resultados, usamos softwares de métricas, como o próprio Google Analytics, para fechar o ciclo do Inbound Marketing.

Notou como tudo isso já é feito na maioria das estratégias de Marketing Digital? O Inbound Marketing está inserido na sua estratégia digital e você ainda nem notou.

  1. estratégia de Inbound Marketing é totalmente mensurável

O ponto de partida para uma boa estratégia de Inbound Marketing é definir uma Persona (calma, vamos chegar lá). Para isso, é crucial entender como o seu público se comporta na internet, desde o momento em que ele percebe que precisa de um sofá novo, por exemplo, até quando passa o cartão de crédito na loja.

Por isso, a estratégia de Inbound Marketing é totalmente mensurável. É possível estudar toda a jornada que o usuário percorre até a compra, e detalhar todo o trajeto dentro dos domínios da sua empresa.

Assim, você consegue medir o ROI (Retorno Sobre o Investimento) de toda a sua estratégia digital. Bacana, não é?

  1. O Inbound Marketing torna suas outras táticas mais baratas

Uma empresa que anuncia vantagens comerciais o tempo todo, certamente, vai desgastar sua imagem e perder efeito com o tempo.

A metodologia de Inbound Marketing também surte efeitos aqui. Como a estratégia é totalmente baseada em utilizar conteúdo de valor e atrair o interesse do usuário, (e não ficar tentando empurrar produtos e serviços goela abaixo o tempo todo) quando a sua pequena, média ou grande empresa for anunciar uma condição comercial ela terá um efeito de promoção real.

Dessa maneira, todas as fases da sua estratégia de Marketing Digital vão se tornando mais baratas. Isso afeta positivamente desde o CPC (Custo Por Cliques de campanhas em mídia paga) até a quantidade de pessoas que clicam nos seus e-mail marketing.

DESVANTAGENS

  1. Um plano de Inbound Marketing surte efeito em longo prazo

É muito fácil investir 1000 reais em mídia e começar a ter visitas no seu site em menos de duas horas. Entretanto, se você pausar as campanhas esses acessos somem imediatamente.

No Inbound Marketing é diferente. Demora um pouco, (não estou falando de 10 anos, calma. São só alguns meses de esforço de trabalho bem feito), mas os resultados são duradouros.

Um plano de Inbouns Marketing possui um macro objetivo e várias táticas empregadas no caminho. Isso torna a estratégia longa, mas bem mais segura e com efeitos e resultados reais.

  1. A metodologia de Inbound Marketing é complexa

Não é fácil definir personas, estudar a jornada de compra do seu usuário, criar táticas de atração infalíveis, capturar os contatos com eficiência, criar um vínculo de valor com esses Leads, qualifica-los e vender para eles. Definitivamente, a estratégia de Inbound Marketing é bem complexa.

Então eu repito: é pra isso que o Jornada Marketing Digital está aqui. Em alguns meses, eu garanto, que você vai entender como funciona toda a metodologia do Inbound Marketing e como aplicar ela ao seu negócio de pequeno, médio ou grande porte, seja em Goiânia ou em qualquer lugar.

 

O Blog do Jornada Marketing Digital fica por aqui,

Até mais.

Rodrigo Oliveira.