Persona no Inbound Marketing: Se você não der atenção para elas agora, irá se arrepender depois.

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Quando eu falei sobre as vantagens e desvantagens da estratégia de Inbound Marketing, comentei sobre as personas e pedi para vocês terem calma, pois chegaríamos lá.

Como prometido, hoje vou explicar o que são personas no Marketing Digital, para que elas servem e como elas impactam a sua estratégia de Inbound Marketing para pequenas empresas.

Se você já fez algum tipo de anúncio publicitário já deve estar familiarizado com o termo “público-alvo”, que é o grupo de pessoas para quem você vai comunicar algum produto ou serviço. No Marketing Digital também levamos isso em consideração para criar campanhas, mas vamos ainda mais fundo.

Ainda no post sobre Inbound Marketing, eu falei que a estratégia é de fácil mensuração por causa da Jornada de Compra do usuário. Com esse dado, é possível traçar o que chamamos de persona, que nada mais é do que o seu cliente ideal.

Definir uma persona é o primeiro passo para criar uma estratégia de Inbound Marketing eficiente, pois a persona é o nosso guia para a produção de conteúdo. E o conteúdo é o fator principal de qualquer estratégia digital de resultados.

Mas qual é a diferença entre público-alvo e persona? Separei alguns pontos que levamos em consideração para definir cada um deles, para ilustrar a diferença:

Persona no Inbound Marketing

Fonte dos dados: Pesquisa “Understanding B2B Buyers

Resumindo, para definir uma persona você precisa entender como é o seu comprador e como funciona o seu processo de navegação para comprar na internet.

Para definir uma persona eficiente é crucial que você faça uma pesquisa em um grupo de clientes (cerca de 10 entrevistas bem feitas devem bastar), e fazer perguntas como:

  • Onde você trabalha e como é a sua rotina comum de trabalho?
  • Que tipo de conteúdo você consome para resolver seus problemas diários?
  • Que tipo de redes sociais você utiliza e como prefere se comunicar com outras pessoas?
  • Como você busca por um produto ou serviço na internet?
  • Quais são suas principais dúvidas ou receios ao comprar o meu produto ou serviço?

Esse tipo de questionário serve para entender como você vai definir um fluxo de conteúdo que vai levar um usuário desconhecido a se cadastrar, se relacionar com seu negócio e comprar o seu produto ou serviço. A sua persona será o usuário que vai consumir o conteúdo da sua estratégia de Inbound Marketing.

A Rock Content, empresa de referência em Marketing Digital, desenvolveu um software gratuito e simples para criar a sua persona. Lá você vai encontrar um questionário detalhado, e no final vai receber um PDF com todos os dados que colocou lá. Ajuda bastante a hora de aquecer os motores para planejar uma estratégia de Inbound Marketing.

Para contextualizar, eu desenhei uma potencial persona daqui, do Jornada Marketing Digital:

Exemplo de persona no Inbound Marketing

Criar uma Persona ajuda a estratégia de empresas de todos os portes, mas é ainda mais fácil para pequenas e médias da região de Goiás. O empreendedor dessa região tem um contato maior com a sua clientela, então pode realizar uma pesquisa eficiente e gerar resultados reais para sua empresa.

Antes de começar a pensar no seu cliente ideal, lembre-se:

  1. Criar personas sem fazer entrevistas leva ao fracasso de estratégias de Inbound Marketing, diz estudo.
  2. A mesma pesquisa também diz que criar Personas está entre os 10 hábitos das empresas que batem metas sempre.
  3. Quanto mais informações, melhor. Você vai precisar de tudo que o seu cliente tem a dizer para criar uma persona eficiente.

Então é isso. Vamos colocar a mão na massa e pensar para quem nós vamos dirigir o nosso conteúdo da nosso Inbound Marketing.

Forte abraço,

Rodrigo.