Inbound Marketing: conheça o guia da sua estratégia de marketing digital que vai fazer seu negócio decolar!

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

“Inbound Marketing é toda estratégia que conquista uma pessoa ao invés de comprá-la.”

Diferente das estratégias tradicionais (que chamamos de Outbound), o Inbound Marketing trabalha com conteúdo que gera valor para os potenciais clientes, como eu mencionei no meu post sobre como funciona o marketing digital para o seu negócio.

Você já acessou o YouTube, por exemplo? Então provavelmente já se deparou com uma campanha outbound (aqueles vídeos que você é obrigado a ver), e eu tenho certeza que quase nenhuma dessas campanhas atingiu você de verdade.

No Inbound Marketing é diferente. Com essa estratégia produzimos um conteúdo que resolve o problema das pessoas através de uma metodologia.

A metodologia do Inbound funciona da seguinte forma:

Guia do Inbound Marketing em Goiânia

Além disso, sabemos que quando as pessoas possuem um problema, geralmente, buscam a solução na internet, e em um post aqui do Jornada Marketing Digital vimos que 93% dos processos de compra começam com uma busca online. Então como funciona esse processo de compra?

Para isso, precisamos entender a Jornada de Compra do Usuário:

Você conhece o João? Ele é corretor de imóveis em uma empresa que está sofrendo com a crise, portanto corre o risco de perder seu emprego. Com isso, ele considera buscar soluções para vender mais e impressionar seus chefes:

Guia do Inbound Marketing em Goiânia 2

João pesquisou no Google. O primeiro resultado é um post do blog de uma empresa que vende software de e-mail marketing, mas o título da postagem é “Tendências do mercado imobiliário para corretores em 2016”.

No post ele encontra várias informações úteis, e uma desperta sua atenção: “Aposte na automação e criação de fluxos de e-mails personalizados”. Isso fez João considerar buscar mais informações sobre esse assunto, específico, levando-o a outros posts dessa mesma empresa.

João ficou mestre em automação de e-mail marketing. Isso aumentou suas vendas na empresa em 20%, salvando-o da demissão. Entretanto, chegou um ponto que ele estava vendendo tanto que não tinha mais tempo para personalizar e disparar todos os e-mails, levando-o a fase de decisão: eu preciso de uma ferramenta que faça isso pra mim.

Nesse momento de decisão de quem você acha que o João vai lembrar? Claro que é da empresa que ensinou tudo pra ele! Se a empresa tivesse tentado vender o software no primeiro contato não ia servir em nada para ele, então eles perderiam o cliente.

João é um personagem fictício, mas você busca soluções na internet igual ele. Eu também busco. É assim que funciona a Jornada de Compra do usuário, e é por isso que a estratégia de Inbound Marketing funciona (sem falar que é 62% mais barata que a de Outbound).

Você me pergunta de novo: Isso funciona pra minha empresa local no estado de Goiás? Claro que sim. Uma pesquisa da Hubspot Brasil aponta que esse tipo de empresa possui 88% de afinidade a mais que as outras empresas com o Inbound Marketing na América Latina.

Está esperando o que para começar a planejar a sua estratégia de Inbound Marketing?

Se eu ainda não te convenci, acesse esse conteúdo com 22 estatísticas que comprovam que o Inbound Marketing funciona!

Mas pode ficar tranquilo, que eu vou explicar nos próximos posts passo-a-passo, e ainda vou trazer nos Podcasts a ideia aplicada a modelos de negócio específicos.

Aquele abraço,

Rodrigo Oliveira