Gestão de ativos digitais: possua em seu empreendimento um time de marketing organizado e campanhas assertivas

Tempo de leitura: 6 minutos

Este artigo foi escrito pelo Deskfy Blog.

Seja em atividades do dia a dia, seja em tarefas corporativas o boomdas tecnologias está acarretando diversas transformações. E uma das mudanças que vamos dissertar hoje é a extensão da propriedade física corporativa para extensões de ativos digitais.  Isto é, a noção de que o patrimônio de uma empresa é apenas físico, está antiquada. Agora, os bens além de físicos são digitais.

Mudanças corporativas e necessidade de gerenciamento

A evolução do conteúdo digital em todos os setores da indústria aumentou a competitividade do mercado, como também levou a necessidade aos empreendimentos de modernizarem os sistemas de comunicação, organização e processos criativos. Além disso, a grande maioria consegue entender a relevância de adotar um gerenciamento de ativos digitais, pois eles são toda e qualquer tipo de representação do seu empreendimento.

O gerenciamento correto dos ativos digitais facilita a criação, customização e a distribuição contínua de conteúdos. E vale ressaltar também, que a organização, armazenamento e segurança são benefícios, da mesma forma, para os negócios que gerem os seus ativos digitais.

Ou seja, o Digital Asset Management -popularmente conhecido como DAM- é um sistema de gerenciamento de conteúdos relevantes para todo e qualquer negócio e oferece soluções variadas e eficazes para as empresas com vontade de expansão e competitividade, como: melhorar o workflow, compartilhar/recuperar/encontrar conteúdos ricos digitais, consistência da marca, organização, artes à pronta entrega e campanhas de marketing assertivas.

Aprofundando os conhecimentos sobre gestão de ativos digitais

Um pouco mais afundo: um software de DAM funciona como um portal de arquivos da marca, no qual os recursos de dados corporativos são interligados e organizados de maneira que os usuários/funcionários possam os acessar a qualquer momento e receber relatórios de atualizações de artes ou qualquer outro ativo.

Ou seja, uma ferramenta de DAM é como um sistema ágil de armazenamento e entregas que podem ser implementados em um site e até mesmo na nuvem.

Selecionamos alguns dos ativos digitais que são os mais utilizados nas empresas e que geralmente possuem certa frequência de distribuição:

  • Arquivos de vídeo
  • Imagens
  • Logo
  • Paleta de cores da marca
  • Apresentações corporativas
  • Áudios
  • Documentos de RH/Financeiro
  • Conteúdos Ricos

Quais são as categorias de DAM

Gerenciamento de ativos de biblioteca: auxilia na organização dos ativos, reunindo os ativos de forma logística e facilitando a navegação dos funcionários pela ferramenta. Tem como principal objetivo de organizar os armazenamentos, podendo fazer de forma rápida a localização e a recuperação de um grande número de ativos digitais que mudam com pouca frequência.

Gerenciamento de ativos de produção:engloba ativos de dados digitais específicos da produção e da execução de projetos da empresa, ou melhor, todos os requisitos necessários para planejar atividades. Ou seja, o principal enfoque é tornar mais fácil e eficaz a organização, armazenamento, controle, localização e atualização dos ativos digitais que mudam/atualizam/editam com certa frequência.

Gerenciamento de ativos de marca:O sistema de ativos de marca é o tipo de sistema que projetado com o objetivo de tornar o gerenciamento de logos, slogan, imagens de produtos, materiais de marketing e vídeos de campanhas) de forma mais rápida e possível de edições, customizações e avisos de atualizações. Como também, auxilia na estratégia de informações voltadas para as vendas e solidez da marca.

5 benefícios de DAM para os times de marketing

  1. Um portal que centraliza todos os ativos é de extrema importância, por exemplo: se apenas o gerente de marketing sabe onde está todos os arquivos e eles estão dentro de milhares de pastas em seu computador, toda a equipe de marketing perde conhecimento de tudo o que já foi criado e esses conteúdos armazenados em pastas antiquadas são praticamente perdidos em meio de tanto conteúdo.2. A distribuição de conteúdo com um software de gestão de ativos digitais é muito eficiente em termos de tempo e custo-benefício; quanto mais canais serem usados, mais fácil de atingir o seu público-alvo. Com o DAM as informações e conteúdos são rapidamente compartilhados em: Instragram, LinkedIn, Facebook, YouTube, etc. Tal como, é possível que você ou o responsável por mídias agende dias e horários para publicações e qual o ativo escolhido para a postagem.3. A produção de artes e campanhas com o DAM é realizada em menos tempo. A equipe de marketing possui em suas mãos todas as definições escolhidas como paleta de cores, logo, slogan, e imagens já com direitos autorais da empresa, como também a equipe de marketing possui templates prontos customizáveis e todos os ativos digitais com ferramenta de edição disponível. Dessa forma, tornando o trabalho do time de marketing prático, dentro dos padrões da marca e prontos para serem distribuídos.4. O fluxo de comunicação do time de marketing é importantíssimo para que todas as campanhas e artes estejam alinhadas, como também não aconteça casos de ter que refazer ou redesenvolvertarefas e acabe, por consequência, atrasando no prazo de entrega. A gestão de ativos digitais possibilita a visualização de tarefas de todos os funcionários, bem como, pode solicitar para o responsável da tarefa o resultado. O gerente/responsável pelos funcionários de processo criativo pode conferir e controlar todas as tarefas pelo DAM.5. O Digital Asset Management é a solução para osprincipais gargalos dos times de marketing: o tempo perdido e o retrabalho. O processo criativo demanda tempo, estratégia e padrões pré-definidos da marca, como também, envolve muitos detalhes, possui padrões e envolve muitas pessoas. Então, é necessário organização, centralização de ativos digitais corporativos e um ótimo fluxo de comunicação: tudo o que o DAM oferece.

Conclusão

Portanto, com a entrada na era tecnológica as empresas que estão buscando competitividade e expansão de alcance, e para suprir a sua vontade, estão implantando um novo sistema de gestão digital. E o novo sistema de gestão de ativos digitais- mais conhecido como DAM– é um portal que centraliza todos os ativos digitais, facilitando as tarefas de organizar, editar/customizar e distribuir, assim trazendo inúmeros benefícios para os times de processo criativo, tal como solidez da marca e reconhecimento no mercado de trabalho.

Autor

O Deskfy Blog surgiu no início de 2018 e é um site voltado para assuntos de marketing e gestão de marca. No nosso blog você encontrará muitas dissertativas sobre Portal da Marca, Franchising, Softwares de Digital Asset Management, estratégias de Branding e muito mais, caso queira saber mais acesse o nosso Blog, você será muito bem-vindo.