Estratégia de Link Building: Como conseguir mais links mais rápido

Tempo de leitura: 3 minutos

Não se sabe exatamente todos os fatores e algorítimos que o Google utiliza para ranquear os sites.

No entanto, temos noção de três: SEO On-Page, Rank Brain e SEO Off-Page.

Quem viu nosso artigo de Off-Page descobriu o quão recompensador é ter outros sites de autoridade compartilhando o link do seu site.

No entanto, vimos também que esse trabalho é bem lento e, portanto, muita gente desiste antes mesmo de começar.

É pensando nisso que irei te apresentar uma estratégia para acelerar esse processo, capaz de fazer você conseguir mais links mais rápido. Ela se chama Link Building.

Vamos lá?

O que é Link Building

Link Building são estratégias com o intuito de aumentar o numero e a qualidade dos links de entrada para uma página da Web. Aumentando, assim, a classificação nos mecanismos de busca como o Google.

Estratégias de Link Building

  • Conteúdos Educacionais

Se você não sabe por onde começar, comece criando conteúdos educacionais. Essa estratégia de Link Building é uma das que mais dão retorno.

Isso porque esses tipos de conteúdo são fáceis de serem compartilhados. Além disso, dependendo do tema que você abordar, são ovos de ouros para professores publicarem em seus sites.

Já que a maioria desses profissionais não tem envolvimento em estratégias de SEO e, portanto, não estão preocupados com os conteúdos deles.

Além disso, a maioria dos sites de instituições e professores tem ótima pontuação no google, o que leva a plataforma de busca melhorar o ranquemento dele e o seu.

  • Ego Bait

Quem não gosta de ter o ego massageado?

Agora imagine criar um conteúdo voltado apenas para isso. Mas ao invés de falar de si mesmo, fale de outras pessoas.

Exemplo:

“17 estratégias de especialistas de SEO”

Neste caso, você procura por 17 especialistas de SEO e busca saber quais estratégias de SEO eles gostam de utilizar, ou como utilizam.

Quando o conteúdo for finalizado, envie para esses profissionais.

Ou, antes mesmo de publicar, pergunte para cada um deles se eles desejam compartilhar suas estratégias para um post seu.

Nenhum profissional vai rejeitar a oportunidade de ter o seu trabalho divulgado e o mesmo vale pra você.

Se esses profissionais divulgarem seu conteúdo nas plataformas deles você, além de tráfego, ganha também autoridade para o seu site. Melhorando, cada vez mais, o ranqueamento do seu site no Google.

  • Links Quebrados

Essa estratégia de link building é voltada para conteúdos que foram excluídos (ou perdidos), mas que o link ainda permanece intacto.

Neste caso, você pode pedir para que adicionem o seu conteúdo ou trocar para o link do conteúdo em destaque, pois ele está mais atualizado e solucionaria o problema principal do site: os link quebrado.

Mas como descobrir se o link de um site está quebrado?

Existem diversas ferramentas que você pode utilizar. Uma delas é o Check My Links. Essa extensão do Google destaca todos os links quebrados da página.

Conclusão

Todo profissional que almeja chegar o topo do Google deve investir em estratégias de link building pois, apesar de ser trabalhoso, traz muitos resultados.

Espero que este artigo de estratégias de link building tenha te ajudado. Caso queira outros conteúdos de SEO, você pode ver nossos 7 hacks de SEO On-Page ou SEO Para Youtube.

Caso queira conhecer alguns cases de sucesso do Mercado Hack, baixe GRATUITAMENTE nosso E-Book de Growth Hacking.